E quem diria que Steve Jobs teve que ralar tanto para chegar onde chegou. Vídeo fantástico, altamente recomendado.

Esse foi o discurso que Steve Jobs deu aos formandos da Stanford University. Sem este homem a humanidade teria deixado de evoluir em muitas áreas. Lançou o primeiro computador pessoal, o Macintosh, criou as diferentes tipografias para o computador (como ele cita no vídeo), foi responsável pelo maior crescimento empresarial em menor período de tempo da história, revolucionou a área de entretenimento com a Pixar, o iPod, criou a nova era da telefonia celular com o iPhone, entre outras coisas.

Mas há uma coisa específica que foi uma gigantesca contribuição à humanidade, a iTunes U. Nesta seção da iTunes Store, a Apple dá livre espaço para as universidades americanas (e em breve do mundo) para divulgarem todo e qualquer tipo de conteúdo acadêmico. Gigantescas universidades já abriram seu acervo ou estão abrindo progressivamente: Duke, MIT, Berkeley, Yale, Stanford, entre outras. Você quer assistir às aulas do curso de engenharia de sistemas aeronáuticos do MIT? Ou ao curso de filosofia de Yale? Melhor ainda, o curso de algoritmos de programação de Stanford? Vá ao iTunes U, faça download dessas aulas em audio ou vídeo e aprenda algo novo.

P.S.: há alguma burocracia pra entrar no iTunes U. Para dicas de como conseguir uma conta da Apple no Brasil, vide sites de fãs da Apple.