Em 2000, uma das instituições acadêmicas mais prestigiadas do mundo resolveu abrir todas as suas portas (para não dizer as pernas, num bom sentido é claro). A instituição em questão, o MIT, iniciou o programa MIT Open Course Ware, trazendo à luz muitos de seus cursos gratuitamente. Foram liberados os currículos, as bibliografias e obviamente as aulas em áudio e vídeo, distribuídas pela internet. Desde então, esse conceito se expandiu e hoje mais de 150 Universidades realizam projetos semelhantes.

Essa Revolução iniciada pelo MIT permite que, hoje, qualquer pessoa com acesso à internet possa assistir às aulas dessas grandes instituições.  O que antes era uma cidade proibida, agora nem exige visto pra entrar.

Como já disse outra vez, é bastante simples. Quer estudar um pouco de Astronáutica no MIT? Ou entender melhor como funciona o cérebro no curso de ciências cognitivas da Stanford University? Que tal cursar um pouco de lingüística na Yale University? Acesse o site, faça o download e assista.

Como fazer isso? É sempre possível ir no site de cada universidade e procurar o que lhe interessa, mas é um trabalho bastante árduo e nem sempre será bem sucedido. As duas melhores formas de assistir a essas aulas é pelo YouTube ou pelo iTunes U.

Pelo YouTube, procure os canais de cada Univesidade, que reunem uma grande quantidade de aulas e cursos. Por exemplo, há o do MIT, o da Duke, de Califórnia – Berkeley.

Pela iTunes U, primeiramente, baixe o iTunes e instale-o. A partir daí, é só ir nesse link. (Não é necessário ter um cadastro na iTunes para poder usar o iTunes U)